Onde está o futebol na terra do Rei?? Esta é a pergunta constante que ouvimos dos torcedores e desportistas pelas ruas da cidade ... Sem qualquer perspectiva de anúncio de futebol amador para este ano, em Três Corações, conforme notícias que circulam na imprensa local está parado, conforme decreto lei do Município que coloca em estado de "emergência" fiscal e financeira", o município de Três Corações passa por uma crise financeira e fiscal pelo prazo de 120 dias e conforme decreto municipal, que representa usar dinheiro somente em atividades essenciais e proíbe investimentos e/ou apoio em outros setores, esportes, por exemplo, e faltar assim, apoio à realização da competição do Amador deste ano de 2025 até o momento e que segundo sinalizou a organizadora, LET - Liga Esportiva Tricordiana, está faltando recursos para andar o Campeonato deste ano.
O futebol profissional com o ACTC, encontra-se em em situação ainda pior, que envolve questões da Justiça Esportiva e suspensão dois anos pelo Clube de Competições chanceladas pela FMF, além de multa de R$200.000,00, (Duzentos mil reais) a pagar, como punição; por ordem da justiça desportiva por problemas na comprovação de pagamentos das taxas com arbitragem, com boletos "forjados", segundo relato da FMF, inconsistentes.
Com os portões fechados, também não teve renovado o Termo de Cessão de uso do Estádio Rei Pelé estendido, pela Prefeitura, por motivo que sugere essa perda de disputa dos Campeonatos da Federação. Tudo isso e mais o estádio Rei Pelé fechado, com as atividades paralisadas, faz o futebol "capengar" em nossa cidade. O Estádio sem uso que passa por ação do tempo se deteriorando, o gramado e a estrutura, todos sem as manutenções devidas. O gramado se encontra sem condições de uso, antes vetado pelo departamento de futebol da Federação, mais agora, com ação do tempo e sem a manutenção devida, campo cheio de buracos, mato alto, impraticável; algumas de suas dependências precisam ser revitalizadas, pinturas etc. A água acumulada das chuvas, ou uma mina subterrânea embaixo da construção do Estádio é um problema crônico a ser resolvido, e devido as chuvas, se dá o acúmulo de água ainda maior nas escadas de acesso ao túnel ao gramado;
a torcida afastou, está desanimada com as campanhas da equipe, inclusive, estavam brigada, segundo uma manifesto da Torcida teve, por ocasião de reivindicações, em jogo em Poços de Caldas em que o time perdeu e gerou reclamações;
desde o despejo com a outra diretoria, estava sendo colocada em garagem de amigos, por conta do despejo, em 2017, pelo então prefeito Dr. Claudio e que agora, segundo apuramos, com um servidor da SESP, retirado e guardado por ele, na sala do Ginásio do Pelezão. Mas, a verdade também, não sabemos afirmar se encontram todas as peças e quais as suas condições reais, já que não foram permitido vê-las pelo Sr. da respectiva área esportiva. Esses troféus carregam e simbolizam conquistas heroicas do ACTC, de vida e superação. São memórias guardadas do povo tricordiano que deixaram e honraram seus nomes com a vida, amor e dedicação ao Atlético e que não estamos dando o devido valor e reconhecimento. Esses troféus precisamos preservá-los e expô-los em local público e de destaque, pois são guardadas memórias vivas que simbolizam a história viva de seu passado. São muitas taças e troféus importantes; e todo clube minimamente teria que existir um estande em um lugar especial de destaque no clube, mas não é o que acontece. Então essas taças principais seriam, de Campeão mineiro do interior de 72, segunda divisão de 86 e 92, vice módulo II com o Tricordiano de 2015.
Enfim, com esta situação ruim precisa ser resolvida rapidamente, o campo, a cessão de uso ou administração do imóvel pelo município precisa ser resolvido para se andamento normal do esporte que é essencial para a população. A torcida se afastou, os apoiadores não renovaram o apoio. O Clube que iniciou sua reativação, em 2018, depois de anos desativado, na Gestão Dr. Cláudio, já ficou para trás, também não ganhou nada. Os Conselheiros do Clube que maioria nem sabemos quem são, também não se manifestam.
As eleições ocorrem no silêncio.
Em 2022 a diretoria foi reeleita por "aclamação", pois não apareceu candidato para a concorrência. Ano que vem, 2026, terão novas eleições esperamos que seja divulgado ao público.
A situação é triste, o futebol em TC;
quantas histórias este time centenário possui e foram marcadas; Estádio cheio, torcida vibrante e festas nas arquibancada que vivemos, o Atlético é um patrimônio vivo, verdadeiro orgulho de nosso povo, berço de tantos craques; Dondinho, Wanderley Paiva e o mais famoso deles, o eterno Rei do futebol, o Pelé. Quanta ironia, Pelé com uma casa dessas.. com certeza não deve estar nada feliz que seu povo que gosta tanto de futebol está passando e sendo mal tratado assim. (Textos: Renato)
(#Imprensatricordiana jornalismo independente, N.4330)
Comentários
Postar um comentário